Já deveria ter concedido as soluções do questionário sobre as Regras de Etiqueta, na terça feira, mas não foi possível, portanto, aqui vão elas:

1. b) 
Por incrível que pareça, é mesmo esta a resposta certa. Numa escada a subir, o homem deve ir à frente para que a visão de umas pernas femininas não o faça cair, coitado. Numa escada a descer, o homem deve ir à frente para amparar a senhora no caso de ela escorregar (mas é melhor não tentar, que ele pode ir distraído e depois tem de ir visitá-lo ao hospital, que é uma chatice).

2. c)
Para impedir que a senhora leve com a porta na cara. Parte-se do princípio que o sexo feminino ainda não aprendeu a lidar com uma porta giratória, mas é simpático.

3. b)
Mas se encontrar algum que ainda beije a mão a alguém, descase-se imediatamente e case com ele.

4. 
Se respondeu outra coisa que não d), francamente, porque é que está a fazer este teste?

5. d) 
É o mais indicado apenas porque os convidados podem segurar o prato com uma mão e comer com a outra sem terem de fazer malabarismos a tentarem cortar a comida.

6. b) 
Se respondeu que dá um estalo à sua criança em frente de toda a gente, acrescente 10 pontos ao seu resultado.

7. d) 
Deve fazer aquilo a que está habituada, mas o ideal seria prever aquilo que vai receber, para não deixar as outras pessoas penduradas ou ficar você pendurada.

8. a) 
Ao entrar para o banco de trás de qualquer carro, a pessoa mais nova e desempenada deve ir à frente, para poupar à pessoa mais velha o desconforto de ter de se arrastar pelo banco fora.

9. c)
Pois não, não é ‘Viajar em Portugal’, embora fizesse mais sentido…

10) a) e d) 
Teoricamente, sim, é a a), como toda a gente sabe, mas se respondeu outra coisa que não d), não está verdadeiramente no espírito da coisa...

11. a) 
Pois pode, pode. Ao contrário do que se está sempre a dizer, não dá pouca sorte nem 10 anos de mau sexo. Se é alérgica ao champanhe, vai guiar ou simplesmente não bebe, está no seu direito. Se a chatearem muito, diga que se desfaz o mau olhado se bater com o copo duas vezes no copo dos outros. Cuidado para não partir nenhum.

12 . b) 
A etiqueta de Facebook merece por si só um artigo inteiro. Esperem por cenas dos próximos capítulos.


Resultados



8 a 12 respostas certas: Gira, educada e simpática


Mas que bom resultado! Gosta de tratar bem os outros e de ser bem tratada. Continue assim e terá muitas alegrias nesta vida.


4 a 7 respostas certas: Está quase lá


Só falta um bocadinho mais de esforço para ser uma autêntica rainha de estilo. Enfim, às vezes passa-se, mas neste mundo de incivilizados, não é nada que não aconteça a toda a gente...


1 a 3 respostas certas


Não é uma especialista em etiqueta, mas com certeza que percebe imenso de outras coisas, e além disso uma das vantagens das boas maneiras é que nunca é tarde para aprender. Volte sempre.