Numa consulta ao meu médico de família, a fim de mostrar os resultados das minhas analises de rotina, fui alertada por possuir valores altos a nível de colesterol LDL, sim para quem não sabe, existem dois tipos de colesterol: LDL (mau) e HDL (bom). 
Como não sou médica, nem estudei bioquímica nem anatomia, vou tentar fornecer uma explicação breve e pouco técnica, para que mortais como eu entendam a diferença de ambos. 
O colesterol é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue. Para ser transportado através da corrente sanguínea ele liga-se a diversos tipos de lipoproteínas, partículas esféricas que tem sua superfície exterior composta principalmente por proteínas hidrossolúveis. (Pesquisei e pelo que percebi são células compostas por quilocalorias, ou seja, energia, das quais possuem um plasma um pouco aquoso, que faz com que o colesterol seja transportado com mais facilidade no sangue). Existem vários tipos de lipoproteínas, e elas são classificadas de acordo com a sua densidade. As duas principais lipoproteínas usadas para diagnóstico dos níveis de colesterol são:
  • Lipoproteínas de baixa densidade (Low Density Lipoproteins ou LDL): acredita-se que são a classe maléfica no ser humano, por serem capazes de transportar o colesterol do fígado até as células de vários outros tecidos. Mais conhecido por "colesterol mau" - LDL (formação de placas ateroscleróticas  nos vasos sanguíneos). (Pelo que percebi são tipo camadas de tecido fibroso, que reduzem o diâmetro da artéria e isso faz com que a mesma fique reduzida em largura e não deixe o sangue fluir tão bem)
  • Lipoproteínas de alta densidade (High Density Lipoproteins ou HDL): acredita-se que são capazes de absorver os cristais de colesterol, que começam a ser depositados nas paredes arteriais/veias (retardando o processo arteriosclerótico). Tem sido usado o termo "colesterol bom" para referir ao HDL, que se acredita que tem ações benéficas.
Depois desta "breve explicação quase Wikipédia, 1/3 minha, irei revelar-vos os meus valores e os valores de referencia, se bem que dependem de laboratório para laboratório, mas se diferenciar, é meio ou um valor. 

Valores de Referencia Colestrol LDL : até 190 - Colesterol Total Normal, acima de 190 a 230 - Colesterol Total.  
Valores de Referência Colesterol HDL: Acima de 40/50 - Colestrol HDL Positivo

Meus Valores: Colestrol LDL - 200
                       Colesterol HDL - 62

Ou seja, com a descoberta do colesterol total acima do normal (que já esperava), nem tudo é mau, pois o bom possui bons valores. No entanto vou ter que aplicar uma dieta alimentar e praticar exercício físico (ao qual não sou adepta, mas...). Portanto, o meu querido médico ofereceu-me este folheto que decidi digitalizar para partilhar a minha dieta com vocês, para as que queiram realizar.
Para aquelas que já a põem prática, Parabéns e partilhem comigo as vossas dicas, que são sempre bem vindas. 

Clica na imagem para ampliares. 
P.S: Sou a única que erro ao escrever "colestrol" em vez de colesterol ?