A argila é um material natural formado pela alteração de certas rochas. Geralmente encontrada próxima de rios, contém muitos minerais e nutrientes importantes para cuidar da nossa pele: não é de hoje que muitas pessoas recorrem a estas substâncias para rejuvenescer e embelezar a pele. 
São vários os tipos de argila que são indicados para os mais diversos tratamentos medicinais. 

Argila Verde: desintoxicante e adstringente.
Argila Branca: revitalizadora
Argila Cinza: antiinflamatório e cicatrizante.
Agila Vermelha: regulador e tensor.
Argila Amarela: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.
Argila marrom: desinfiltrante, adstringente e desintoxicante.
Argila Negra: antiinflamatório, cicatrizante, tensor e desintoxicante.

Como realizar a própria máscara de argila?
  • Podemos produzir as nossas próprias máscaras de argila caseiras, mas para isso necessitaremos de uma colher de sopa de argila em pó da sua preferência – encontrada em Ervanárias, Supermercados e (Para)Farmácias.
  • Adicione água mineral ou chá de camomila até obter uma consistência pastosa e homogénea. Antes de aplicar a mascara é importante que sua pele esteja completamente limpa, não é necessário fazer esfoliação já que a argila se incumbirá de fazê-lo.
  • Aplique delicadamente no rosto evitando os olhos e lábios.
  • Retire com água morna quando seca.
  • Passe com um cubo de gelo sobre a face para que os poros fechem e não use nem cremes nem maquilhagem aproximadamente 3 horas.
  • O rosto pode apresentar vermelhidão quando retirada a mascara, mas isso é normal já que activa a nossa circulação. Repita o processo duas vezes por semana.