Outubro é o mês internacional de Prevenção de Cancro da Mama e a 30 de outubro comemora-se do Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.

Para as leitoras que seguem o blogue desde a sua criação, com certeza que se recordam do meu "amiguinho do peito", que por outras palavras menos "bonitas" intitula-se de fibroadenoma.

Fibroadenoma trata-se do tecido que cresce sobre um lóbulo como uma bola, formando um nódulo sólido, que normalmente tem uma textura suave e elástica movendo-se facilmente por baixo da pele. O mesmo é benigno e não aumenta o risco de desenvolver cancro da mama. 

Ora isto é tudo muito "bonito", pois felizmente não se trata de uma situação grave, mas como referi imensas vezes neste, neste e neste artigo, a descoberta desta anomalia deve-se ao facto de realizar as medidas de prevenção mamárias necessárias e que TODAS as pessoas, incluindo homens, deveriam realizar. 

O diagnóstico precoce do cancro da mama é fundamental, e pode ser realizado através do auto-exame mamário mensal após o período menstrual, da mamografia de rotina (A partir dos 35-40 anos, de dois em dois anos) e da ecografia mamária.

O cancro da mama é uma doença devastadora e pode ser silenciosa. Mas com um pouco de atenção poderá ser algo simples, caso sigamos os procedimentos normais de prevenção, ou então, caso não seja possível, para diagnosticá-lo precocemente, melhorando as hipóteses de sobrevivência com qualidade de vida. 

IGNORAR O CANCRO DA MAMA É IGNORAR AQUELES DE QUEM GOSTA. FAÇA UMA MAMOGRAFIA. O DIAGNÓSTICO PRECOCE PODE SALVAR-LHE A VIDA!

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.