Após o sucesso do workshop Job Party, no qual partilhei convosco algumas informações importantes através deste artigo, eis que participei na IV Conferência Nacional Primeiro Emprego, organizada novamente em parceria pelo IPLeiria e pela revista Fórum Estudante.

À chegada ao auditório, foi-nos oferecido um guia do 1º emprego (uma pasta que continha imensos folhetos, revistas, entre outros conteúdos sobre 1º emprego das seguintes identidades: Forum Estudante, bolsa de emprego IPLeiria, Europass, Caixa Geral de Depósitos e EF), um questionário de satisfação, um cartão de identificação, um mini kit de primeiro socorros da Europass e uma caneta da Forum Estudante.

A sessão de abertura fora realizada pelo Vice Presidente do Instituto Politécnico de Leiria João Paulo Marques, pelo CEO da Forum Estudante Rui Marques, pelo Vereador Gonçalo Lopes em representação do Presidente da Câmara Municipal de Leiria; e por fim, o Secretário de Estado do Emprego Octávio Oliveira, que realizou um discurso de excelência.

Após a abertura e apresentação do programa, o Exmo. Senhor Vitor Moura Pinheiro, do Impulso Jovem concedeu informações importantíssimas sobre o Estágio Emprego, Apoio à contratação via Reembolso TSU, Estímulo 2013, Passaporte Empreendedorismo e Garantia para a Juventude 2014.

Visto que no artigo do job party partilhei informação dos Estágios Profissionais, que atualmente intitulam-se por Estágios Emprego, do Estímulo 2013, eis que apenas irei abordar o Reembolso da TSU e o Passaporte Empreendedorismo. 

Relativamente ao Reembolso da Taxa Social Única (TSU), trata-se de um reembolso, total ou parcial, das contribuições obrigatórias para a segurança social pagas pelo empregador, quando celebre contrato de trabalho tanto em entidades privadas como públicas, a tempo completo ou parcial, com jovens com idade entre os 18 e os 30 anos, inscritos como desempregados no IEFP.

O reembolso é de 100% do valor da TSU num contrato de trabalho sem termo e de 75% do valor da TSU num contrato de trabalho a termo certo. O período máximo de duração do apoio é de 18 meses e não pode exceder 200€ mensais, por trabalhador. 

Relativamente ao Passaporte do Empreendedorismo, este pretende estimular jovens empreendedores qualificados a desenvolverem o seu projeto de empreendedorismo, facultando um conjunto de ferramentas técnicas e financeiras a jovens até aos 30 anos detentores de licenciatura há menos de 3 anos, jovens até aos 30 anos detentores de licenciatura, mestrado ou doutoramento e inscritos nos centros de emprego há mais de quatro meses e jovens até aos 34 anos detentores de mestrado ou doutoramento.

A nível de apoios, disponibilizam o Guia Prático para o Empreendedorismo, assistência técnica no desenvolvimento do plano de negócios, facilitação de acesso a mecanismo de crédito, em especial capital de risco, atribuição da Bolsa do Passaporte para o Empreendedorismo para desenvolvimento do projeto empresarial, acesso a uma rede de mentores para orientação e acompanhamento individualizado e acesso a uma rede de partilha de experiências entre empreendedores nacionais e estrangeiros.

Relativamente à Garantia para a Juventude 2014, este visa combater o desemprego jovem, garantindo a todos os jovens com menos de 25 uma proposta de qualidade em matéria de emprego, formação contínua, um contrato de aprendizagem ou estágio profissional no prazo de quatro meses após terem concluído os estudos ou ficado desempregados. Ou seja, todos os jovens que se encontrarem inativos, irão ser integrados nas propostas referidas anteriormente.

Dando seguimento ao programa, a Exma. Senhora Teresa Lima da Informa D&B, empresa líder no mercado de informação para negócios, que consiste em recolher informação de marketing, económica e financeira sobre empresas e disponibilizar online vários produtos, serviços e soluções de informação sobre a maior base de dados nacional e internacional, disponibilizou dados relativos ao emprego e desemprego, melhores e piores setores em Portugal, entre outros assuntos que poderão aceder através do site www.informadb.pt.

Foi apresentada uma app para o telemóvel "elnforma"  que disponibiliza uma pesquisa de empresas portuguesas e respectivos gestores, acesso a informações de contacto, atividade, evolução das vendas e empregados, segmentação de base de dados de empresas por dimensão em vendas, sector de atividade, empregados e localização e ainda, gerir a lista de empresas em vigilância, para poder decidir sobre que empresas pretende receber notificações de alterações.

Espero que estas informações vos sejam bastante úteis e que em 2014, muitos dos jovens incluindo eu, consigam atingir um dos seus objetivos, o primeiro emprego.

3 comentários

  1. Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário Joaninha.
      Ainda bem que gostaste e que não sejas a única, pois no meu ponto de vista são informações muito importantes.

      Eliminar
  2. Participei, no início deste ano, também na job party, em Coimbra. Creio que este é um grande projeto e certamente vão ajudar muitos jovens, incluindo eu, na altura de entrar no mercado de trabalho. Que assim continuem :)

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.